terça-feira, 25 de junho de 2013



AFTAS... NOVAMENTE

As úlceras aftosas surgem na mucosa bucal como pequenas lesões vermelhas que rapidamente se transformam em úlceras cobertas com uma membrana amarela- acinzentada e nesta fase se tornam também dolorosas.


As aftas, geralmente, duram em torno de 7 a 14 dias e vão desaparecendo gradativamente, dependendo do fator que desencadeou a lesão.
As aftas são mais freqüentes em pessoas na faixa de 20 anos.
Não se sabe muito bem a origem dessas lesões, porém inúmeros fatores tem sido sugeridos, como traumas (próteses mal adaptadas, que machucam a mucosa, mordida de lábios, língua e bochechas), infecções bacterianas, alterações hormonais, ingestão de alimentos ácidos e ou cítricos, problemas estomacais, distúrbios psicológicos, diminuição de respostas de defesa do organismo, deficiências nutricionais, entre outros.

O tratamento das úlceras aftosas geralmente consiste em aplicação tópica de pomadas antiinflamatórias e antimicrobianas além de bochechos diários com soluções anti-sépticas. Atualmente, também tem se usado, com bastante sucesso, uma terapia com laser de baixa potência, que acelera as respostas do organismo frente à lesão e reduz o tempo de duração das aftas, diminuindo também as sensações de dor. Essa terapia é feita em média de 2 a 4 sessões, com intervalos de 24 horas entre elas.


segunda-feira, 17 de junho de 2013


VOCÊ SABE LAVAR SUAS MÃOS?

Estudo mostra que 95% das pessoas não conseguem e, por isso, estão expostas a doenças



Bom hábito previne gripes, conjuntivites, diarreias e várias infecções
Foto:  Banco de imagens

Rio - Quinze segundos: este é o tempo necessário para lavar direito as mãos e evitar doenças como gripe, diarreia e infecções. Estudo da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, aponta que 95% das pessoas não realiza a tarefa da forma adequada. Para evitar que a falta de higiene contamine os brasileiros, profissionais da saúde também alertam para a importância de manter as mãos limpas.
Publicado essa semana na revista científica ‘Journal of Environmental Health’, o estudo analisou o comportamento de 3.479 pessoas depois de utilizarem o banheiro em locais públicos. Delas, 33% não usaram sabão e 10% sequer molharam as mãos após deixarem a cabine. 
De acordo com Alexandre Chieppe, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, entre as doenças mais comuns ligadas à falta de higiene das mãos estão gripe, conjuntivites viral e bacteriana, diarreia, infecções e parasitas intestinais. 
“Alguns microorganismos podem permanecer nas mãos por até 24 horas, por isso é importante lavá-las bem antes de colocá-las em contato com a boca, o nariz e os olhos”. 
Já a infectologista Letícia Janotti, do Hospital São Francisco de Assis, afirma que “lavar as mãos é a forma mais eficiente de evitar doenças infecto-contagiosas”. Segundo a médica, mesmo que não apresente sintomas, o indivíduo que não lava as mãos pode transportar germes e vírus capazes de infectar outras pessoas.
Por isso, para manter as mãos e a consciência limpas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda lavar mãos e pulsos, esfregando muito bem por um tempo de 15 a 30 segundos.
ORIENTAÇÕES
ANTES DE LAVAR
Retire acessórios como anéis, pulseiras e relógios, que carregam sujeira e dificultam a higienização correta da pele.
ENSABOANDO
Com 5 ml de sabão, faça movimentos circulares esfregando as palmas e o dorso das mãos. Não se esqueça limpar o espaço entre os dedos, os punhos e polegares.
SECAGEM
Utilize papel toalha descartável para secar as mãos e para fechar torneiras manuais. 

terça-feira, 11 de junho de 2013

SAÚDE BUCAL DURANTE A GRAVIDEZ


Dentista alerta sobre os cuidados com a saúde bucal durante a gravidez. Dr. Anderson Bernal mostra o que é necessário nesse período.

gravida 1024
Durante a gravidez, a futura mãe precisa redobrar os cuidados com a saúde bucal. Problemas na gengiva e um maior aparecimento de cáries influenciam na gestação. Pesquisas confirmam que doenças gengivais são responsáveis por aumentar os fluidos biológicos que antecipam o trabalho de parto.
Segundo o dentista Anderson Bernal, as mudanças também ocorrem devido a uma série de alterações físicas e hormonais no corpo da gestante e no período pós-parto.
Para evitar inflamações como a gengivite gravídica, comum nesse período, a gestante precise ser cautelosa em sua limpeza dentária diária. “Redobrar a atenção durante a escovação e sempre passar o fio dental após cada refeição são os cuidados primordiais”, diz o dentista. Além disso, o especialista ainda recomenda um acompanhamento detalhado com um profissional de confiança durante toda gravidez.
“O acompanhamento também é muito importante para a avaliação da placa bacteriana. Para evitar os problemas na gengiva, a gestante deve ingerir um número maior de alimentos integrais e fibrosos”, recomenda o especialista.


terça-feira, 4 de junho de 2013

BRUXISMO E QUALIDADE DE VIDA


Como aumentar a qualidade de vida de quem convive com o problema.

bruxismo 1024
Comum em cerca de 15% das pessoas, o bruxismo é o hábito de ranger ou apertar os dentes durante a noite, que gera dores e desconforto para quem sofre com o problema.
As principais causas do bruxismo estão relacionadas ao estresse emocional e físico e ao fechamento inadequado da boca. Com incidência maior em mulheres que em homens e sem relação direta com a faixa etária, sua frequência e severidade estão altamente associadas aos níveis de ansiedade.
As fortes dores de cabeça, podendo atingir também o rosto, o pescoço, o ouvido e os ombros e o desgaste anormal dos dentes e de seu esmalte, podendo provocar quebra e fissuras em alguns casos, são danos causados pelo bruxismo. Os distúrbios da articulação mandibular, que pode apresentar estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desviar para o lado ao abrir e fechar, também podem ser consequências do bruxismo.
Por ser um problema de origem emocional, o tratamento ideal para o bruxismo seria o combate aos estados tensionais, estressantes ou ansiosos que o produzem, buscando redução do estresse com tratamento especializado. Para reduzir o desgaste dos dentes e as dores craniofaciais de forma mais imediata, geralmente os dentistas optam por placas interoclusais para uso durante a noite.
O Bruxogard é um aparelho australiano pré-fabricado que propõe um tratamento simples e confortável, com adaptação direta na boca e confeccionado em um material semiflexível. O Bruxogard elimina efetivamente os danos causados pelo bruxismo ao criar uma barreira entre os dentes e ao reduzir a tensão nos músculos.


Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800 510 3001.